Aliado de Ciro, Félix Jr. avalia que voto útil pode prejudicar PDT, mas favorecer ACM Neto

Destaque
Foto: Bruno Leite / Bahia Notícias

O deputado federal e presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Félix Mendonça Jr., vê “o voto útil” no cenário nacional, em meio a uma eleição acirrada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), como “ruim” para a sigla, que tem uma chapa “puro sangue” para presidência da República, com o ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes, e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. Entretanto, ele acredita que a modalidade pode tornar ACM Neto (União) governador da Bahia no primeiro turno.

“Nacionalmente, não vai ajudar muito, porque voto útil para Ciro Gomes é histórico, pois ele está na terceira eleição. Muita gente tem falado que esse tipo de voto vai prejudicar o PDT. No Brasil atrapalha, mas na Bahia ajuda, porque eu acho que essa campanha de voto útil leva Neto a ganhar no primeiro turno. É votar no seu candidato de consciência. Aqui no estado é muito positivo, porque as raízes do candidato João Roma são de ACM Neto e esses votos podem migrar para Neto”, disse Félix.

Nas eleições 2022, campanhas de candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto e seus apoiadores vêm fazendo movimentos para atrair o voto útil de outros candidatos para liquidar as eleições já no primeiro turno. É o caso de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quinta-feira (21), Ciro Gomes criticou a campanha em defesa do voto útil na candidatura de Lula. O pedetista não gostou do posicionamento dos cantores Tico Santa Cruz e Caetano Veloso, que até pouco tempo apoiavam sua chapa. Os artistas decidiram votar no petista já no primeiro turno, em uma tentativa de derrotar o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O QUE É O VOTO ÚTIL?

Em sistemas de votação, o voto útil é uma estratégia para retirar ou diminuir a força de um competidor que o eleitor não gosta em detrimento da sua opção sincera pelo candidato que considera ideal. Nessa modalidade, abre-se mão de votar no candidato preferencial para depositar voto no postulante que possui mais chances de vencer o pleito e derrotar um adversário que o eleitor rejeita.

BAHIA NOTÍCIAS

Deixe uma resposta